quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hoje na História: Pacto Anticomintern

Este Pacto Anticominten feito entre Alemanha e Japão em 24/11/1936, mais tarde incluída a Itália. Era dirigido contra a Internacional Comunista (Comintern)  em especial contra a União Soviética. 

Os nazistas faziam ataques públicos contra o comunismo (bolchevismo) e apoiavam a guerra do Japão contra a China.

Cinicamente o Ministro Alemão Joachim Ribbentrop na ocasião disse à imprensa que a Alemanha Nazista e o Japão Imperial tinham se unido para defender a civilização ocidental fazendo apologia ao anticomunismo.

O tratado tinha um protocolo secreto que veio a tona mais tarde quando do Pacto de Não-Agressão Molotov-Ribbentrop, pois o Japão se sentiu traído pelo movimento Alemão. Porque no referido protocolo contra a União Soviética as duas nações (Japão e Alemanha) se comprometiam em caso de ataque não provocado da URSS, as duas nações tomariam medidas para salvaguardar seus interesses comuns.

E estipulava que nenhuma das duas nações firmaria quaisquer tratados com a Rússia contrários ao espírito do acordo, sem consentimento mútuo.

A história mundial é repleta de acordos não cumpridos, porque foram acordados sobre falsas verdades. Hoje vimos acordos internacionais contra as Nações do Islã, África, Ásia e America Latina. Sempre contra seus povos, suas liberdades e riquezas.

A história invariavelmente se repete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário