terça-feira, 21 de maio de 2013

Barbosa: Não teve intenção de criticar Legislativo?





O STF divulgou nota ontem a tarde para esclarecer o mal-estar criado entre o Presidente Joaquim Barbosa e o Congresso Nacional. Em sua palestra em uma instituição de ensino em Brasília o Sr. Barbosa disse que o Legislativo “é inteiramente dominado pelo Poder Executivo”.
De acordo com a Secretária de Comunicação Social do STF, Barbosa em sua fala fez um “exercício intelectual feito em um ambiente acadêmico e não houve a intenção de criticar ou emitir juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus atuais integrantes”.
A assessoria de Supremo informa que Barbosa falou na condição de acadêmico e professor sobre o tema presidencialismo e a separação dos entre os Poderes da República.
Segundo a nota, o Presidente do STF manifestou suas opiniões no debate com os alunos e dentro da previsão constitucional da liberdade de ensinar. “ Ou seja, um estimulo ao desenvolvimento do senso crítico e da cidadania daqueles jovens alunos. Esse é o contexto no qual os comentários e observações feitos devem ser observados”.
Á pergunta é, se um simples Vereador de pequeno município interiorano pode alegar não estar falando ou se posicionando como vereador? Em algum momento depois de eleito e empossado.
A resposta a sociedade conhece, o cidadão sempre responde pelo cargo que ocupa, mesmo que esteja em uma festa ou dando uma palestra, em uma universidade qualquer. Assim acontece com o Delegado, com o policial etc...
Na realidade o Presidente do STF vem sim dando amostras de não estar preparado para o cargo que ocupa e as vezes o próprio  ouvindo os aplausos da mídia, toma ações que nos colocam a pensar que o STF esta acima dos outros poderes da Republica.  
Coisa impropria  para o sistema republicano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário